O Instituto Engenharia Clínica é um projeto de extensão idealizado por Diego Muniz, estudante do sétimo período de Engenharia Elétrica na Universidade Uni DomBosco de Ribeirão Preto. O projeto nasceu no contexto da disciplina de empreendedorismo com o objetivo de unir inovação e impacto social.
Nossa proposta é oferecer informações técnicas e públicas a respeito do Procot do Fundo Nacional de Saúde, que disponibiliza uma lista de equipamentos financiáveis pelo SUS. Contudo, muitas dessas descrições e valores são pouco coerentes, gerando dificuldades tanto para organizações públicas quanto privadas no momento da aquisição.
O Instituto surge como uma ponte entre os dados oficiais e a realidade do mercado. Buscamos conectar o que o SUS financia com fornecedores e, ao mesmo tempo, propor descrições e valores mais condizentes, sempre respeitando os princípios da transparência e da informação técnica qualificada.
Para isso, as empresas interessadas poderão cadastrar-se, vincular seus equipamentos à lista do PROCOT, disponibilizar dados sobre os produtos e sugerir mudanças. A partir dessas interações, será possível analisar, validar e disponibilizar informações mais próximas da realidade do setor.
Os dados sensíveis sobre valores e descrições exatas dos equipamentos serão tratados de forma sigilosa, o que reforça a importância de um Complice, além de termos de uso e políticas de privacidade bem estruturados.
Em nossa plataforma, você encontrará:
Uma lista de equipamentos disponíveis no PROCOT.
A página de cada equipamento, com dados oficiais, fornecedores vinculados e itens relacionados do SUS.
O perfil do fornecedor, contendo dados da empresa, descrição e informações de contato.
O Instituto Engenharia Clínica é, portanto, um espaço de construção colaborativa, que busca aproximar políticas públicas, fornecedores e a sociedade, promovendo mais eficiência, transparência e confiabilidade na área da saúde.